História
Martina Sgarbi
Sou Martina Sgarbi, uma mulher apaixonada por queijos! Eu Tenho uma memória afetiva muito forte com esse alimento. Meu avô me deu um apelido muito carinhoso quando criança: “ratinha”. Ele levava toda semana queijos da feira para mim e eu comia tudo, amava!
Em abril de 2017 fui para Serro/MG, neste local descobri toda a história e encantamentos deste alimento VIVO. Lá, aprendi com Fernando Oliveira que podemos comer queijos com mofos, que esses mofos são bons para nós!
Voltei desta viagem e comecei a brincar de fazer queijos no sítio dos meus pais, na beira da represa de Guarapiranga. Buscava o leite no vizinho na hora da ordenha e fazia queijos de leite cru. Construí uma câmara de maturação natural embaixo da Goiabeira da mamãe.
Comecei a estudar mais sobre queijos, fiz outros cursos e em 2018, enviei o meu único queijo, o Cremoso, para o IV Prêmio Brasil de Queijos Artesanais, com um único propósito: ter o feedback dos jurados! Ele ganhou a medalha de bronze! Que felicidade! Foi quando comecei a fazer um plano de negócios para, enfim, começar a minha transição profissional
Em julho de 2019 pedi demissão do meu cargo de gerente financeira de uma grande rede de lojas de enxovais, no qual eu trabalhava há 20 anos e resolvi empreender nesta minha paixão chamada QUEIJO.
Após a minha saída em setembro/19, fui para a França e Itália aprender mais sobre esse alimento que me fascina! Na Europa, aprendi a fazer queijos feitos a mão, conhecer caves em túneis abandonados cheios de queijos, afinações e maturações diferentes de tudo que eu conhecia! Aprendi a análise sensorial e os diferentes processos de fabricação artesanal.
Hoje, com tantas experiências vividas, fui jurada do 1º mundial de queijos no Brasil, ganhadora de 4 medalhas dos meus queijos em concursos, e integrante do Caminho do Queijo Paulista: posso dizer que realizei meu sonho!
A jornada continua, sempre! Muitos projetos ainda virão, como a leiteria urbana na capital de São Paulo. Mas, agora, lhes apresento meus queijos e peço que degustem, desfrutem e apreciem queijos feitos com amor, inspirados na França e Itália, sem químicas e conservantes, feitos de forma totalmente artesanal.
Espero que sua experiência sensorial de hoje lhe traga todos os aromas, texturas e sabores que jamais existiriam em um alimento industrializado.
Hoje eu VIVO queijo!
Hoje eu VIVO queijo.
Gratidão!Trajetória da Martina Sgarbi
2 medalhas de prata para os queijos Cerva e Giggio
Membro do Caminho do Queijo Artesanal Paulista. Atualmente, integram o Caminho do Queijo Artesanal Paulista 12 das mais reconhecidas e premiadas queijarias artesanais do estado.
Technique & Production, na Italian Culinary Institute (ICI) na Itália, presencial – 50 horas (Set/2019)
Programa de formação e treinamento nas salas de cura e laboratórios, na Maison Mons na França, presencial – 32 horas (Set/2019)
Medalha de BRONZE no V Prêmio Queijo Brasil, com o queijo Cremoso da Martina – (SET/2019)
Jurada do Concurso Mundial do Queijo Brasil, realizado no Grand Hotel em Araxá/MG – AGO/19
Curso de formação de preços e promoções no ramo queijeiro, com Dan Strongin, on line – (Jul/2019)
Medalha de BRONZE no IV Prêmio Queijo Brasil, com o queijo Creamy Blue – (NOV/2018)
Curso “Fazendo e Maturando Queijo em Casa” no IZM em São Paulo – SP, com Érico Kolya do sítio Pé do Morro e Fernando Oliveira (com harmonização) – (16 hrs – Mai/2018)
2º Turma do curso de maturação e afinação de queijos na A Queijaria em São Paulo – SP, com Fernando Oliveira – (11/Mar/2018)
Curso de Cura de Queijos promovido pela SERTÃOBRAS e MONS FORMATION na casa Tinetitá em São Paulo – SP, com Débora Oliveira e Herve Mons – (11/Nov/2017)
1º Turma do curso de queijo artesanal na cidade de Serro – MG, com Tulio Madureira e Fernando Oliveira – (Jun/2017)